20 de jun. de 2011

Um dos nomes mais importantes do Cinema: Alfred Hitchcock.

Nascido em Leytonstone, Londres, no dia 13 de Agosto de 1899, o inglês teve severa educação dos pais católicos, o que serviu diretamente em seu interesse pelo crime. Insistia em viajar de ônibus interurbanos e, como o pai era contra, puniu-lhe deixando-o preso por alguns minutos em uma cadeia onde era amigo do delegado. Desde então, Hitchcock adquiriu fobia a policiais, ironicamente os incluindo em quase todos os seus filmes.
Em 1919, com apenas 20 anos, conseguiu seu primeiro emprego na área cinematográfica. Foi nos estúdios da Players-Lasky, onde fazia interlúdios de títulos nos filmes, onde aprendeu a escrever roteiros, editar e diversos outros recursos ligados a arte. Seu primeiro filme foi The Pleasure Garden, de 1925, apesar de ter substituído o diretor em Always Tell Your Wife, em 1922, e escrever roteiros desde 1923.
Em 1926, em seu terceiro filme chamado O Inimigo das Loiras (The Lodger), Hitchcock começou a nos encantar com seu dom de fazer suspense. Fala sobre Jack, um homem que é injustamente acusado de um crime após ser confundido com o Estripador homônimo. Ele também pontilha o início de uma das mais marcantes características do diretor, a de fazer pequenas pontas em seus filmes. Característica que, por sinal, teve que ser alterada com o tempo: ele já não mais aparecia no meio de seus trabalhos, pois as pessoas ficavam entretidas a achá-lo e perdiam a atenção na trama principal, começando a aparecer então logo no início de seus filmes subseqüentes.
Nesse mesmo ano se casou com a também do ramo Alma Reville, mulher no qual nunca mais largou. Em 1928, nascia Patrícia, filha do diretor e que fez pontas em alguns filmes do pai (a secretária de Psicose, a irmã de Pacto Sinistro, etc). Dirigiu filmes britânicos até A Estalagem Maldita (Jamaica Inn, 1939), quando se mudou para os EUA. Contratado por David O. Selznick (produtor de E o Vento Levou e Começou em Nápoles), recebeu 800.000 dólares para realizar cinco filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário