1. Passo - Inspiração
Para começar uma história, você precisa de alguma fonte de inspiração.
2. Passo - Resumo da História
Se você for começar um roteiro explicando os detalhes, sairá bom no começo e ruim no final, sempre. Por isso comece por um resumo da história. Mas tem que ser a história completa.
Você tem que pensar no começo, meio e fim. Nada de um bom começo e um bom meio sem um final, lembre-se que todos que jogam um jogo de RPG é para chegar até o final e o ver.
Pode ser que você faça algumas alterações no seu final, mas só de último caso.
3. Passo - Começando o Roteiro
Como você já deve saber, o Roteiro contém tudo que os personagens vão falar, por isso é essencial colocar diálogos e evitar ao máximo narrações.
Se você for querer fazer uma narração, faça um narrador-personagem, ou se não os jogadores podem estranhar, ou zoar o seu jogo.
4. Passo - Personagens
É certo que num jogo seu, ter um sábio, ou então um personagem velho que sabe muito mais que você.
Se você fizer um diálogo extenso, e que conte tudo que você quer, vai tirar toda a graça do jogo. Faça pelo menos o "sábio" exigir algo.
5. Passo - Puzzles e Ação
Eu sei que quando você tem uma boa ideia quer contar logo toda a história. Mas não é bem assim que funciona.
No seu Roteiro deve ter pausas, essa pausas sãos os Puzzles e a Ação.
Você pode fazer como no exemplo do sábio, de agora pouco.
Para começar uma história, você precisa de alguma fonte de inspiração.
2. Passo - Resumo da História
Se você for começar um roteiro explicando os detalhes, sairá bom no começo e ruim no final, sempre. Por isso comece por um resumo da história. Mas tem que ser a história completa.
Você tem que pensar no começo, meio e fim. Nada de um bom começo e um bom meio sem um final, lembre-se que todos que jogam um jogo de RPG é para chegar até o final e o ver.
Pode ser que você faça algumas alterações no seu final, mas só de último caso.
3. Passo - Começando o Roteiro
Como você já deve saber, o Roteiro contém tudo que os personagens vão falar, por isso é essencial colocar diálogos e evitar ao máximo narrações.
Se você for querer fazer uma narração, faça um narrador-personagem, ou se não os jogadores podem estranhar, ou zoar o seu jogo.
4. Passo - Personagens
É certo que num jogo seu, ter um sábio, ou então um personagem velho que sabe muito mais que você.
Se você fizer um diálogo extenso, e que conte tudo que você quer, vai tirar toda a graça do jogo. Faça pelo menos o "sábio" exigir algo.
5. Passo - Puzzles e Ação
Eu sei que quando você tem uma boa ideia quer contar logo toda a história. Mas não é bem assim que funciona.
No seu Roteiro deve ter pausas, essa pausas sãos os Puzzles e a Ação.
Você pode fazer como no exemplo do sábio, de agora pouco.
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